A primeira fase consiste na manifestação de interesse de participação no concurso. Para o efeito deverá inscrever o grupo na plataforma http://www.novachallenge.fct.unl.pt.
Sim, desde que sejam turmas do 12.º ano.
O Professor Coordenador do projeto deverá orientar os alunos durante o trabalho e será o elo de ligação à FCT NOVA. Cada Professor Coordenador poderá coordenar até três grupos. Poderá, ainda, existir um Professor Co-orientador que participará na orientação dos trabalhos.
Não. Os trabalhos devem enquadrar-se nas Ciências, Tecnologia e Engenharia das áreas científicas do Ambiente, Biologia, Bioquímica, Biomédica, Civil, Eletrotecnia, Física, Gestão Industrial, Geologia, Informática, Matemática, Materiais, Mecânica e Química.
Sim. Como pode verificar no art. 4.º do regulamento, os trabalhos submetidos podem ser enquadrados no máximo em três áreas.
A segunda fase consiste em submeter o projeto/trabalho científico, preenchendo o formulário próprio na plataforma do concurso, bem como o vídeo no formato MPEG4.
Os trabalhos/projetos científicos serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:
Os grupos que submeteram trabalhos com sucesso na segunda fase, terão que se preparar para o apresentarem. Esta apresentação terá lugar na sessão de entrega de prémios, a realizar na FCT NOVA na data indicada na adenda do edital do concurso.
Deve realizar um vídeo ilustrativo do trabalho com a duração máxima de seis minutos.
Não. Os 8 segundos que melhor descreverem o trabalho podem ser seguidos ou interpolados.
Primeiramente a lista dos projetos/trabalhos finalistas será apresentada. De seguida, cada grupo finalista fará a apresentação do trabalho. Finalmente serão divulgados os grupos vencedores e entregues os prémios.
Cada grupo terá três minutos para falar sobre o seu trabalho, podendo apresentar materiais complementares de apoio (ex. protótipo, maquetas, produtos). Dadas as limitações de tempo não poderão trazer materiais audiovisuais (ex. powerpoint, vídeo).
Não. Todos os grupos devem ter a apresentação preparada; porém, apenas os finalistas subirão ao palco para falar sobre o seu trabalho.
No dia da sessão de entrega de prémios.
Não. Tal como está descrito no artigo 5.º, as decisões do júri são soberanas e, por este facto, não é possível apresentar recurso.